Maio Cinza - Combate ao Câncer Cerebral

Neste mês de maio, nossas atenções estão voltadas para a conscientização e combate do câncer cerebral. O Maio Cinza é essencial, afinal, o câncer cerebral afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do nosso corpo. Este tumor, apesar de não ser tão frequente, ainda afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.

Este tumor pode ser tanto benigno, quanto maligno. O primeiro é caracterizado pelo crescimento lento, podendo ser solucionado com uma cirurgia para remoção. Já os malignos têm um crescimento acelerado, apresentam sintomas e necessitam de tratamentos mais complexos.

Os principais sinais deste tumor são: dor de cabeça com sinais de alarme como, por exemplo, surgimento de uma dor de cabeça nova, mudança do tipo de dor, aumento da frequência ou intensidade ou quando a dor é fixa. Além de epilepsia, crises convulsivas ou déficits neurológicos como perda de força, alterações na fala, na visão.

Para aumentar as chances de cura, a detecção precoce é a maneira mais eficaz, pois não há forma de prevenção.
Conscientizar é salvar vidas.

Este mês, e em todos os outros, esteja atento aos sintomas do câncer de cérebro.

Fonte: https://institutodecancer.com.br/maio-cinza-o-cancer-que-ninguem-ve-mas-que-afeta-as-funcoes-de-todo-o-nosso-corpo/

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de maio de 2024