Maio Amarelo - Conscientização Sobre Segurança no Trânsito

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, com o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Neste ano de 2024, a campanha traz como tema “Paz no Trânsito Começa Por Você”. O objetivo é conscientizar a população sobre adotar medidas educativas e seguras no trânsito, através dos conceitos de direção defensiva. Além disso, a proposta da vez visa focar na segurança dos mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.

Algumas dicas para serem adotadas no trânsito e para você poder contribuir com o Maio Amarelo:

• Tomar cuidado com os mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas);
  • Respeitar os limites de velocidade;
  • Sempre sinalizar antes de realizar qualquer manobra;
  • Estar atento a todos os tipos de sinalização;
  • Manter distância segura do veículo à frente;
  • Redobrar a atenção;
  • Dar preferência de acordo com as normas vigentes;
  • Usar cinto de segurança;
  • Manter o seu veículo em bom estado;
  • Nunca usar o celular ao volante ou beber se for dirigir;

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de maio de 2024