Hoje, dia 18 de abril, marca a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. A data é parte integrante do calendário oficial do Brasil desde janeiro de 2002, quando o Congresso Nacional aprovou a comemoração em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia, em 1882, em Taubaté (SP).
Lobato foi o grande responsável por fundar a primeira editora brasileira, no ano de 1918. Anteriormente, todos os livros de escritores brasileiros eram impressos em Portugal. Autor de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “O Saci”, “A Chave do Tamanho”, entre outras obras infantis reconhecidas, Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil no Brasil. As obras do escritor, que morreu em 1948, foram traduzidas para mais de 10 línguas.
A existência dessa data é um reconhecimento à importância da literatura voltada às crianças, fonte de estímulo à criatividade, compreensão, memória, raciocínio, concentração, fala, e à imaginação de seus leitores, o que contribui para o desenvolvimento intelectual e para a formação de um público leitor de literatura.
Data de Publicação: quinta-feira, 18 de abril de 2024