Os socorristas normalmente incluem paramédicos, técnicos de emergência médica, técnicos de enfermagem, enfermeiros, SAMU, policiais, bombeiros, socorristas e outros membros treinados de organizações ligadas a esse tipo de trabalho.
Um socorrista da comunidade é uma pessoa enviada para atender emergências médicas até que uma ambulância chegue. O primeiro socorrista é treinado para fornecer atendimento pré-hospitalar em ambientes remotos e, portanto, terá habilidades em oferecer esse tipo de atendimento.
Devido ao alto nível de estresse e incerteza associado à posição, os socorristas devem manter a saúde física e mental. Mesmo com essa preparação, os socorristas enfrentam riscos únicos de serem os primeiros a ajudar aqueles com contágio desconhecido. Por exemplo, em 2003, os socorristas estavam entre as primeiras vítimas do vírus da SARS, anteriormente desconhecido, quando cuidavam de pacientes afetados pelo vírus.
As habilidades do que hoje é conhecido como primeiros socorros foram registradas ao longo da história, especialmente em relação à guerra, em que o atendimento de casos tanto traumáticos quanto médicos é necessário em números particularmente grandes.
A bandagem de feridas de batalha é mostrada na cerâmica grega clássica por volta de 500 aC, enquanto a parábola bíblica do Bom Samaritano inclui referências a atar ou curar feridas.
Existem numerosas referências aos primeiros socorros realizados no exército romano, com um sistema de primeiros socorros apoiado por cirurgiões, ambulâncias de campo e hospitais.
Legiões romanas tinham o papel específico de capsarii, (Socorrista) que eram responsáveis por primeiros socorros, como bandagem, e os precursores do moderno médico de combate.
Algumas pessoas realizam treinamento específico para prestar primeiros socorros em eventos públicos ou privados, durante as filmagens ou em outros lugares onde as pessoas se reúnem.
Eles podem ser designados como socorristas ou usar outro título. Este papel pode ser realizado de forma voluntária, com organizações como a Cruz Vermelha e a St. John Ambulance, ou como um emprego remunerado com um contratado médico, concurso ou na SAMU.
Espera-se que as pessoas que desempenham um papel de primeiros socorros, quer seja profissional ou voluntariamente, tenham um alto nível de formação em primeiros socorros e sejam frequentemente uniformizadas.
Fonte: https://www.souenfermagem.com.br/noticias/11-de-julho-dia-do-socorrista/
Data de Publicação: terça-feira, 11 de julho de 2023