O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como alerta sobre a responsabilidade individual na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.
A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos. Por isso, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio, são pontos essenciais para ´promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas.
A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.
“Conforme o Estatuto do Idoso/2003, nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. E uma das ferramentas é sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar esse sofrimento através da conscientização, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa, levando a mensagem da Campanha Junho Violeta, convidamos a sociedade para fazer parte desse movimento”.
Fonte: https://www.barradobugres.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Junho-violeta-mes-de-conscientizacao-e-prevencao-contra-a-violencia-a-pessoa-idosa-3710
Data de Publicação: quarta-feira, 31 de maio de 2023