A Câmara Municipal de Afonso Cláudio recebeu na manahã de sexta-feira (31) e na tarde de segunda-feira (03), a visita dos alunos da 1° a 3° série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Cupertino, dos turnos matutino e vespertino, acompanhados da Professora responsável Joelva Borges.
A visita é uma forma de complementar os ensinamentos repassados em sala de aula sobre os três poderes.
Na sexta-feira, no Plenário da Câmara, os alunos do turno matutino acompanharam a Sessão Ordinária, conheceram os vereadores presentes e puderem ver em tempo real como funcionam os trabalhos do Poder Legislativo Municipal.
A professora eletiva das turmas, Joelma Borges, destacou da importância de seus alunos visitarem a CMAC e saberem mais sobre esta esfera dos três poderes para a sciedade, pois muitos deles ainda não conhecem a diferença de um poder para o outro.
“Uma visita rende mais que uma aula em sala de aula, por isso dedico-me a ensinar aos alunos a importância dos Três Poderes no dia-a-dia”, disse.
Tantos os alunos da manhã como os alunos do turno vespertino foram recebidos pela diretora geral da CMAC, Juliana Fernandes Mineiro Vieira Petronetto, pelo Presidente da Câmara, Marcelo Berger Costa, e a eles foram dados a oprtunidade de conhecer cada parte da estrutura do Poder Legislativo e do trabalho desenvolvido no mesmo.
No encontro desta segunda-feira, os alunos da EEEFM José Cupertino, puderam prestigiar uma palestra ministrada pela Secretaria Paralamentar, Graziela Delpupo Silva Zambom e pela Diretora Geral da Câmara, Juliana Fernandes, sobre a Triparticão do Poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo.
O presidente da CMAC, Marcelo Costa, acomanhou de perto esse momento e propôs aos alunos que desenvolvam uma atividade em grupo para elaborar uma “indicação”, ouvindo os anseios de suas comunidades. Essas indicações elaboradas pelos alunos serão reapresentadas pelo presidente, tornando-as documento oficial deste Parlamento.
A Câmara Municipal agradece a visita e se coloca sempre à disposição para recebê-los.
Por Mateus Nogueira
Data de Publicação: terça-feira, 04 de abril de 2023