No último dia 24 de abril, a Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) recebeu cidadãos afonsoclaudenses para a apresentação da Prestação de Contas referente ao segundo semestre de 2011 na área de saúde do município. A secretária municipal de saúde, Nayara Benfica Pires, foi a responsável pela explanação e expôs números significativos aos presentes. Compareceram os vereadores Otávio Saiter, Roserene Silva Costa, Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, Tarciso José de Araújo, popular Zezim Vidal, e Selma Litig.
"Esse momento é uma oportunidade importante para nós, profissionais de saúde, e para todos os presentes. É a chance de vermos os dados, produções e o resultado de nosso trabalho que também é de vocês. Vamos apresentar a prestação de contas referente ao segundo semestre de 2011 e fazemos um consolidado das informações imprescindíveis para a saúde do município. Essa ação é um compromisso nosso, enquanto gestores, com a população de Afonso Cláudio, além de uma obrigação federal", disse Nayara.
Foram apresentados números como o de nascidos vivos, que foi 201, e o de atendimentos à população, que ultrapassou 40.700. Além desses números, visitas domiciliares feitas por agentes comunitários, de saúde e de combate às endemias representam aproximadamente 42.000 atendimentos no município.
A secretária destacou ainda a quantidade de óbitos correspondente ao segundo semestre de 2011, que foram 119. As principais causas também foram citadas: homoplasias, diabetes, transtornos mentais e doenças cardiovasculares. O município, que arrecadou com recursos tributáveis mais de R$ 16 milhões em seis meses, terá que aplicar 15% do valor na saúde, conforme explicou Benfica. Todos os valores podem ser encontrados no site do Fundo Nacional de Saúde www.fns.saude.gov.br.
O presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, se manifestou após a apresentação: "Parabenizo a Secretaria e todos os profissionais de saúde. A Câmara sempre esteve à disposição e sempre estará. Podem contar com nosso apoio para melhor atender nosso povo".
Confira mais números da Prestação de Contas
Nascidos vivos por tipos de parto: 37 partos cesariana e 64 partos normais
Visitas feitas por profissionais de nível superior: 736
Visitas totais feitas à população por profissionais de saúde: 43.117
Atendimentos na área de saúde bucal: 18.078
Saúde mental
Psicologia Individual: 690 atendimentos
Serviço Social: 245 atendimentos
Psiquiatria: 271 atendimentos
Psiquiatria em grupo: 39 atendimentos
Atendimentos em Pronto Atendimento no Hospital São Vicente de Paula: 5.780
Auxílios fornecidos Via PPI (medicamentos de alto custo): 59.845 medicamentos
Data de Publicação: segunda-feira, 30 de abril de 2012