Dia 26 de janeiro é o Dia Mundial Contra a Hanseníase. Por isso, o mês de janeiro ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a saúde para o enfrentamento e a prevenção da hanseníase.
Essa enfermidade afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, as mucosas do trato respiratório superior e os olhos. A Hanseníase é uma condição que, historicamente, gerou estigma e discriminação à pessoa infectada, mas é fundamental desmistificar a doença e informar a população sobre seus sintomas, causas e a importância do tratamento precoce.
A Hanseníase é transmitida principalmente de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias, embora o contágio seja relativamente baixo, pois a maioria das pessoas tem resistência natural à bactéria. A transmissão ocorre mais frequentemente em locais onde há convívio prolongado e íntimo com uma pessoa doente não tratada.
Os sintomas da Hanseníase podem variar, dependendo do tipo da doença e da resposta imunológica do indivíduo. Por isso, ao apresentar algum dos sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível para evitar a evolução da enfermidade, o que pode gerar incapacidades e deformidades físicas na pessoa.
Hanseníase tem cura e tratamento, em caso de suspeita, procure ajuda médica.
A Câmara Municipal de Afonso Cláudio apoia essa campanha.
Fonte: https://saude.es.gov.br/Notícia/janeiro-roxo-mes-de-enfrentamento-a-hanseniase
Data de Publicação: sexta-feira, 03 de janeiro de 2025