Setembro Vermelho

O Setembro Vermelho é uma campanha de conscientização global que acontece em setembro e tem como objetivo alertar a população sobre a importância de cuidar do coração e prevenir doenças cardiovasculares. Iniciativa criada no ano de 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas, o Setembro Vermelho chama a atenção da população para as possibilidades de combate às doenças do coração, falando sobre como evitar o seu desenvolvimento, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável – em pessoas de qualquer sexo ou idade, já que uma vida saudável desde a infância reduz riscos na idade adulta.

No Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as morbidades do coração e circulação estão entre as principais causas de morte, que poderiam ser evitadas apenas por alterações no estilo de vida. Entre essas alterações, estão as mudanças alimentares essenciais para uma boa saúde cardiovascular. É importante que sejam realizados exames periódicos, pois o diagnóstico precoce aumenta exponencialmente as chances de cura e busca de tratamento adequado.

Além disso (ou em razão de), Setembro Vermelho também registra o Dia Mundial do Coração no calendário internacional comemorativo da saúde, que é celebrado em 29 de setembro.

Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas adotando um estilo de vida saudável e cuidando do coração. A prevenção de doenças cardiológicas começa por meio da adoção de bons hábitos no dia a dia com ações como:

*Controlar o peso e ter uma dieta saudável e equilibrada, rica em alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), como aveia, abacate e azeite de oliva extra virgem, e pobre em sal (no máximo, 6 gramas por dia) e açúcar (no máximo, 25 gramas por dia);

*Praticar atividades físicas regularmente, sendo que uma hora de caminhada diária é capaz de reduzir, consideravelmente, o risco para as principais doenças do coração;

*Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

*Minimizar o estresse e desacelerar o ritmo de vida;

*Tratar as comorbidades, como hipertensão, a qual é considerada responsável pela ocorrência de 80% dos casos de AVC e 40% dos infartos;

*Fazer check-ups cardiológicos periódicos, indo às consultas médicas e fazer os exames de sangue, para o rastreamento universal (como o perfil lipídico e a glicemia de jejum), e os exames solicitados especificamente para o diagnóstico de doenças cardiológicas.

Inspire-se com as ações do Setembro Vermelho e invista em você. Procure um médico, coloque seus exames de rotina em dia e, se necessário, faça o check-up cardiológico. Dessa maneira, o risco de desenvolver cardiopatias graves será infinitamente menor!

Cuide do seu coração!

Fonte: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-vermelho-a-importancia-do-check-up-cardiologico

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de setembro de 2024