Setembro Verde é o mês de conscientização de duas campanhas: A prevenção do câncer do intestino e a doação de órgãos.
O câncer de intestino, é o terceiro tumor mais frequente no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de próstata e o de mama. Também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Por isso, a campanha tem o objetivo de informar a população sobre fatores de risco e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o rastreamento e tratamento da doença. Para prevenir o câncer de intestino é importante a adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios, e cuidados com a alimentação. Associado a estes cuidados, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia orienta que todas as pessoas com mais de 50 anos devam realizar o exame de colonoscopia preventivo mesmo que não haja quaisquer sintomas. Cuide-se.
Em 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, por isso esse mês foi escolhido para essa campanha, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de ser um doador e falar do impacto desse ato que transforma e salva vidas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.
Essa campanha foi criada a partir da Lei 15.463/2014 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A decisão final é da família, que ainda representa o maior motivo de impedimento à doação de órgãos e tecidos, por isso, encoraja-se o diálogo neste mês: expor a vontade de doar é importante para que a família entenda e se acostume com a ideia. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, um único doador pode beneficiar até quinze pessoas. Doar órgãos e tecidos é doar vida!
Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto. Seja um doador de órgãos.
Data de Publicação: quinta-feira, 05 de setembro de 2024