Início do Inverno (21/06/2018)

Início do Inverno 2018 começa às 07h07 (sem horário de verão) do dia 21 de junho de 2018; e termina em 22 de setembro de 2018, com o equinócio da primavera.

O inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno 2018

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol. Em 2018, o solstício de inverno será às 07h07 (horário de Brasília) no Brasil.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 22 de setembro de 2018, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.